Arte Sacra e Arte Religiosa
Deve-se distinguir entre arte religiosa e arte sacra. A diferença está fundada não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra artística.
Existem obras de profunda inspiração religiosa e que não são destinadas ao culto, e portanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo "arte sacra".
No geral, pode-se dizer que é arte religiosa porque reflete a vida religiosa do artista. A virtude da religião tende a produzir no homem uma atitude substancialmente interna, de amor, submissão, de fé e esperança, e sobretudo, de adoração a Deus. A arte religiosa deve ter esta mesma finalidade e para que isso ocorra é necessário que a arte conserve a característica intrínseca para o fim da religião.
Arte sacra por definição é o nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao cultos religiosos.
O culto às imagens sagradas é atestado em diferentes culturas, desde épocas remotas, cumprindo funções diversificadas e atendendo a todos os tipos de necessidades do ser humano.
Segundo Miriam Ribeiro, “As imagens não foram introduzidas na Igreja sem causa razoável.
Elas derivam de três causas: a incultura dos simples, a frouxidão dos afetos e a impermanência da memória”.
A incultura dos simples refere-se àqueles que, não podendo ler o texto escrito,
utilizam as esculturas e pinturas como se fossem livros para se instruir dos mistérios da fé.
A frouxidão dos afetos refere-se àqueles cuja devoção não é estimulada pelos gestos do Cristo, o que se vê estimula mais os afetos do que o que se ouve.
A impermanência da memória, o que se
ouve é mais facilmente esquecido do que o que se vê.
A arte sacra é necessário que seja compreensível, ou seja, que sirva de ensinamento, porque é uma "teologia em imagens". Deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos
Então, a "arte sacra" é aquela arte religiosa que tem um destino litúrgico, isto é, aquela que faz querer que o o fiel tenha uma vida liturgica e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas deve desencadear a atitude religiosa exigida pela liturgia, ou seja para o culto divino.
Abaixo doia exemplos de Arte Sacra e Arte Religiosa.
#artesacra
Fonte: Wikipedia
Claudia Guanais
Comentários
Postar um comentário